sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Aquecimento global

Rebuscando um bocado aquele espírito do 'Homem que mordeu o cão', antigo programa de Nuno Markl, de uma demanda pelo mundo dos acontecimentos bizarros, é com um sorriso na cara que escrevo estas minhas novas palavras. Sorriso esboçado não só pela graça dos factos mas pelo sentimento de alívio, ou vá, de alma agora um pouco mais leve, no que toca a pegarmos no nosso confortável carrinho e fazermos a nossa vida sem nos preocuparmos o suficiente com o estado actual do ambiente. Mas passando a explicar...

Sabem aquelas alturas em que vamos a viajar a pouco mais de 100km/h na autoestrada e contemplamos a beleza da paisagem admirando a pureza daqueles belos verdes prados cheios de vacas a fazer aquilo que melhor sabem fazer, comer e dormir(quem me dera ser vaca)? Alegrem-se pois a partir de agora apreciarão ainda mais esses momentos sabendo que essas mesmas vacas estão a poluir tanto ou mais que vocês. Sim, tanto ou mais que vocês! Ao que parece, uma vaca liberta diariamente cerca de 500 litros de metano através da sua flatulência, gás esse que é 23 vezes mais poluente que o dióxido de carbono emitido pelo nossos carros.

É certo que o número de carros face ao número de vacas no mundo deva ser muito maior. E existem também estudos que indicam que o alho combate os organismos dentro de nós que produzem este gás reduzindo-o para metade. Mas estará para chegar o dia em que ainda veremos os anúncios de combate ao aquecimento global a deixarem-se do já tradicional 'Ande de transportes públicos' e lançarem o 'Coma alho em todas as suas refeições' ahah.

Deixo aqui dois links para quem quiser saber mais:

http://ambiente.hsw.uol.com.br/gas-metano-vacas.htm
http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/wales/mid_/6288012.stm

(peço desculpa, ainda não consegui perceber como colocar aqui hiperligações)

1 comentário:

Ritz disse...

Gosto de saber que agora recorres a links credíveis para estes posts :D tãão melhor! :D eheh

Ou então "salve o ambiente, mate vacas!" LOL